Morreu Tolentino de Nóbrega

Defensor da liberdade de imprensa, morreu esta terça-feira. Foi jornalista durante mais de quatro décadas.

Sócio número 595 do Sindicato dos Jornalistas, José Tolentino de Oliveira Fernandes de Nóbrega foi jornalista do “Comércio do Funchal”, a partir de 1972, e do Diário de Notícias da Madeira, entre 1974 e 1993. Era jornalista do Público desde a fundação do diário, em 1992. Morreu na madrugada desta terça-feira.

O funeral realiza-se quarta à tarde na sua terra natal, Machico, precedida de uma missa às 13h30 no Funchal, informa o jornal Público.

Tolentino de Nóbrega nasceu em Machico, licenciou-se na Escola Superior de Artes Plásticas da Madeira e durante a carreira de jornalista continuou a dar aulas de Geometria Descritiva na antiga Escola Industrial do Funchal, escreve o Público numa notícia intitulada “Morreu Tolentino de Nóbrega, jornalista sem medo”

Militante da liberdade de imprensa, resistiu sempre às pressões dos poderes. Venceu o Prémio Gazeta de 1998, atribuído pelo Clube de Jornalistas.

Participou activamente nos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas, tendo sido secretário suplente da Mesa da Assembleia-Geral (1983/84 e 85/86), vice-presidente da Assembleia Geral (1996/97) e membro do Conselho Geral (2002/12).

Foi igualmente representante dos jornalistas na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), integrando a lista proposta pelo sindicato às eleições que se realizaram a 4 de Março último.

Pode ser lido em anexo o comunicado da Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas, e o comunicado dos elementos que integraram a lista A vencedora das últimas eleições para a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas, que contava com o Tolentino de Nóbrega.

Partilhe