Ministério da Educação questiona reportagem da RTP sobre violência escolar

O Ministério da Educação solicitou à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas que se pronunciem sobre a eventual existência de violação dos direitos, liberdades e garantias na reportagem da RTP «Quando a violência vai à escola».

O pedido de parecer à ERC, assinado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa, deu entrada a 2 de Junho, devendo a questão ser apreciada amanhã, quarta-feira, na reunião semanal do respectivo Conselho Regulador. Segundo afirmou à Lusa director executivo daquele organismo, Nuno Pinheiro Torres, só então será decidido qual o procedimento a adoptar relativamente a esta matéria, sendo que o normal nestas situações é ouvir as partes envolvidas.

Também em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas, Manuel Villas-Boas, referiu que aquele órgão vai reunir a 8 de Junho para analisar o caso.

Intitulada «Quando a violência vai à escola», a reportagem da RTP, transmitida a 30 de Maio, mostrava imagens de agressões entre alunos e destes aos professores, insultos e assédio sexual a um docente num estabelecimento de ensino da periferia de Lisboa, não identificado na peça.

O trabalho jornalístico – elaborado com autorização do conselho executivo e dos docentes – utilizou imagens obtidas a partir de câmaras ocultas, e os rostos de professores e alunos foram desfocados para que os intervenientes não pudessem ser reconhecidos.

Partilhe