Minho recebe I Congresso Internacional de Comunicação e Lusofonia

A Universidade do Minho acolhe, a 7 de Outubro, o I Congresso Internacional de Comunicação e Lusofonia, uma iniciativa promovida pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) daquela instituição de ensino, que visa assinalar o arranque oficial do projecto “Lusocom: estudo das políticas de comunicação e discursos no espaço lusófono”.

O objectivo deste projecto é promover “uma rede de investigadores que se dediquem ao estudo da comunicação e dos média no espaço lusófono”, recolhendo, sistematizando e difundindo conhecimento sobre as estruturas comunicativas e mediáticas nestes países e a articulação destas com o desenvolvimento de uma política da língua.

Contando com a presença de investigadores portugueses, brasileiros, timorenses, angolanos, moçambicanos e norte-americanos, este encontro pretende ainda desenvolver novos estudos sobre a comunicação, os média e a política da língua no espaço lusófono e analisar criticamente o conceito da lusofonia enquanto área cultural num mundo cada vez mais globalizado.

Do programa fazem parte três painéis temáticos: “Lusofonia: Equívocos, Fronteiras e Possibilidades”; “Políticas da Língua e Identidade”; e “Os Média e a Memória Social”.

Partilhe