Miguel Carvalho apresentou “A Última Criada de Salazar”

“A Última Criada de Salazar” é o mais recente livro do jornalista Miguel Carvalho, apresentado neste sábado, 22 de Junho, no Porto, com a presença da própria protagonista, Rosália Araújo.

Com a chancela “Oficina do Livro”, a obra é o “relato minucioso da decadência e dos dias do fim de Oliveira Salazar, com o regime em fundo”, na síntese de apresentação da editora.

Miguel Carvalho socorre-se do testemunho de Rosália Araújo, a última empregada a ser contratado para a residência oficial do presidente do Conselho, em 1965, narrando episódios inéditos e “vasta documentação que lançam um novo olhar sobre o universo privado do ditador nos últimos anos da sua existência”.

Rosália Araújo, que ainda não tinha 14 anos quando entrou ao serviço no palacete de S. Bento, cuja vida doméstica era “liderada pela severa dona Maria”, vindo a conhecer “o lado mais privado” de Salazar, “com os seus hábitos, gostos, desgostos e segredos.

No momento da sua morte, em 1970 Rosália foi a única empregada presente no quarto do ditador.
Grande repórter na revista “Visão”, Miguel Carvalho nasceu no Porto, precisamente no ano da morte do ditador, tendo trabalhado no “Diário de Notícias” e no “Independente”. Em 2008, recebeu o Prémio Orlando Gonçalves (Jornalismo) e, em 2009, o Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas.

Miguel Carvalho é autor dos livros “Dentada em Orelha de Cão”, “Álvaro Cunhal – Íntimo e Pessoal”, “Aqui na
Terra” e “Lúcio Feteira – A História Desconhecida”.

Partilhe