Microsoft censura blog de jornalista chinês

A Microsoft encerrou o blog “An Ti”, do jornalista chinês Zhao Jing, que trabalha para o “New York Times”, por este abordar assuntos politicamente sensíveis na China, denunciou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que já escreveu uma carta de protesto a Bill Gates, dono da empresa de tecnologia.

Brooke Richardson, gestora de produto da divisão MSN online da Microsoft, alega que o blog foi encerrado porque “quando operamos em mercados de todo o mundo, temos de garantir que o nosso serviço cumpre as regras globais, bem como as leis e normas locais”, o que poderá explicar o motivo pelo qual o serviço de blogs da Microsoft na China proíbe o uso de palavras como “democracia” e “direitos humanos”.

“A FIJ acredita que as empresas, embora obedecendo a leis locais, devem também tomar uma posição em prol dos indivíduos. A Microsoft deveria proteger e defender o direito de Zhao Jing à liberdade de expressão”, disse o presidente da organização, Christopher Warren, sublinhando que os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos têm prioridade sobre o poder de cada Estado.

Recordando o caso da Yahoo Inc – que forneceu informação pessoal sobre um dos seus clientes, o que levou à condenação de um repórter chinês –, Christopher Warren lamenta que a Microsoft também tenha sido cúmplice de um acto de silenciamento de informação, ao encerrar um blog que dava conta de assuntos como as relações da China com Taiwan ou a recente greve histórica de 100 jornalistas no “Beijing News”.

Partilhe