Mensagem do SJ aos jornalistas timorenses

Por ocasião do segundo aniversário da independência de Timor Leste, que se comemora a 20 de Maio, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) reafirma a sua solidariedade para com os jornalistas timorenses e o seu Sindicato.

Em mensagem ao Sindicato dos Jornalistas de Timor Leste e aos jornalistas timorenses, o SJ reitera o seu fraternal apoio aos seus congéneres no “exercício responsável e sem constrangimentos da liberdade de imprensa e do direito à informação”, e sublinha a importância desses “valores essenciais ao desenvolvimento da Democracia na sua Nação”.

É o seguinte o texto, na íntegra, da saudação do SJ:

Saudação pelo segundo aniversário da independência de Timor-Leste

O Sindicato dos Jornalistas portugueses saúda fraternalmente o Sindicato dos Jornalistas de Timor Leste e os jornalistas timorenses no segundo aniversário da independência do seu país, saudações extensivas ao povo de Timor Leste e a todos os órgãos de soberania democraticamente eleitos do País mais jovem do Mundo.

O SJ manifesta aos jornalistas timorenses e ao seu Sindicato todo o apoio e solidariedade para o exercício responsável e sem constrangimentos da liberdade de imprensa e do direito à informação, valores essenciais ao desenvolvimento da Democracia na sua Nação.

Recentemente, uma organização internacional de defesa da liberdade de expressão e alguns média acusaram as autoridades timorenses de violarem a liberdade de imprensa por deterem um indivíduo de nacionalidade australiana, apresentado como jornalista. O Sindicato dos Jornalistas de Timor Leste foi muito claro ao informar o SJ de que tal indivíduo não é jornalista, nem está acreditado como tal desde o tempo da administração do território pela ONU. As causas da detenção não são de carácter jornalístico e, portanto, é ilegítimo falar-se de atentado à liberdade de imprensa.

O SJ tem apoiado o processo de candidatura do Sindicato dos Jornalistas de Timor Leste à filiação na Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), considerando que tal vinculação será uma forma importante de apoio da comunidade jornalística mundial à prossecução pelos jornalistas timorenses de uma prática profissional correspondente aos princípios fundamentais da liberdade de informação e da Democracia.

A Direcção

Lisboa, 19 de Maio de 2004

Partilhe