MediaDigITnews informa sobre estudo da digitalização

O projecto “A Digitalização no Sector da Comunicação: Um desafio europeu” concluir-se-á em Setembro próximo, encontrando-se na fase final de execução, após a terceira reunião transnacional, efectuada em Lisboa a 26 e 27 de Abril. Em Maio foi publicada uma nova newsletter do projecto, no qual estão representados o Sindicato dos Jornalistas e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor).

O projecto, iniciado em Outubro de 2005, identificou as mudanças provocadas pela introdução da tecnologia digital no trabalho e nas competências dos profissionais dos média em cinco países – Chipre, Espanha, Noruega, Portugal e Roménia – e avaliou as políticas de formação existentes face a essas alterações.

O objectivo final do projecto é colocar à disposição de todas as entidades do sector um conjunto de itinerários formativos que respondam às necessidades de aquisição de novas competências, o que ocorrerá em Setembro próximo.

A newsletter agora divulgada inclui um artigo de José Luiz Fernandes, investigador português do projecto, que é uma pré-publicação do resumo de um estudo sobre os efeitos da digitalização no emprego/desemprego de jornalistas em Portugal, que será divulgado oportunamente.

Partilhe