Manso Preto libertado após ser constituído arguido

O jornalista José Luís Manso Preto, hoje detido por se recusar a revelar em tribunal a identididade de uma fonte, foi libertado após ter sido constituído arguido. O Sindicato dos Jornalistas vai continuar a apoiar o nosso camarada e a lutar pela preservação de um direito inquestionável dos jornalistas.

Em comunicado conjunto, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas e o Conselho Deontológico reafirmam a importância do exemplo de coragem e determinação dado por José Luís Manso Preto, ao não violar o seu direito a manter a confidencialidade da fonte no Tribunal da Boa Hora.

É o seguinte o texto integral do comunicado conjunto:

SJ CONTINUA A APOIAR MANSO PRETO

1. Na sequência do comunicado hoje divulgado sobre a detenção do jornalista Manso Preto, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas informa que este foi libertado após ser constituído arguido.

2. A decisão judicial decorre da recusa do jornalista em revelar, como testemunha num processo crime, uma fonte confidencial de informação a que recorreu no exercício da sua actividade profissional.

3. O Sindicato dos Jornalistas vai continuar a apoiar o jornalista de forma determinada.

4. Ao saudar a coragem e a determinação do camarada Manso Preto e ao apelar à solidariedade dos jornalistas, o SJ sublinha a importância decisiva da protecção do segredo profissional e da confidencialidade das fontes para a liberdade de Imprensa.

5. O Sindicato tudo fará para assegurar a efectiva protecção de direitos profissionais que representam deveres indeclináveis perante o público, considerando sagrado o direito deste a ser informado sem constrangimentos.

Partilhe