Mandado de detenção para dirigentes sindicais gregos

A emissão de mandados de captura contra dirigentes do sindicato de jornalistas da imprensa diária de Atenas é “um ultrajante retorno aos tempos da ditadura e da tirania”, acusa a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

A FIJ e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), em comunicado divulgado a 30 de Janeiro, consideram humilhante que o poder judicial e as forças de segurança tenham cedido às pressões do empresário G. Kouris, que apresentou queixa contra a direcção do Sindicato de Jornalistas da Imprensa Diária de Atenas devido a uma greve que envolveu jornalistas e outros trabalhadores dos jornais “Avriani” e “Filathlos”, ambos propriedade do Kouris Media Group.

Os mandados de captura foram emitidos contra membros da direcção de todos os sindicatos envolvidos na greve, após declarações do Ministro da Imprensa, Christos Protopapas, e da União de Proprietários da Imprensa Diária contra a paralisação.

Na opinião da FIJ, “parece que o Governo e os proprietários de imprensa gregos se uniram para tentar impedir os sindicatos de exercer o direito à greve, optando por defender uma pessoa que é culpada de repetidas violações à lei laboral”.

Em cartas enviadas às autoridades gregas e às instâncias europeias apelando à resolução do problema, as duas organizações lembram que o 25.º Congresso da FIJ, previsto para Maio, em Atenas, deveria ser, neste ano Olímpico, “a celebração do jornalismo e da liberdade de expressão”. O que se verifica, no entanto, é um “perigoso e repressivo desenvolvimento que lança uma sombra sobre a liberdade de imprensa e a democracia”.

Partilhe