Lydia Cacho Ribeiro recebe Prémio Guillermo Cano 2008

A jornalista mexicana Lydia Cacho Ribeiro recebeu a 3 de Maio, em Maputo, o Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa/Guillermo Cano 2008, atribuído pela UNESCO a uma figura ou instituição que se destaque na luta pelo exercício, promoção e defesa deste direito.

A entrega do prémio foi feita pelo director-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, depois de um júri de 14 personalidades ter declarado a repórter mexicana como vencedora entre 37 candidatos devido à sua denúncia, na imprensa, de redes de pornografia, prostituição infantil e corrupção no México.

Lydia Cacho Ribeiro dedicou o prémio às crianças que confiaram nela, contando-lhe as histórias das suas vidas, e considerou que os riscos que correu – e as consequências que sofreu – para denunciar estes casos não foram mais do que o cumprimento do seu papel de jornalista.

As cerimónias centrais do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2008 tiveram este ano por palco Maputo, a capital de Moçambique, tendo contado com a participação do jornalista José Rodrigues dos Santos, que proferiu uma palestra sobre jornalismo de investigação.

Partilhe