Livro sobre os média e os direitos das crianças

A segunda edição do livro de bolso “The Media and Children’s Rights” está disponível na Internet em ficheiro PDF. A obra visa, entre outras coisas, ajudar os profissionais dos média a pensarem nos direitos das crianças sempre que trabalhem em histórias sobre elas.

O livro contém várias recomendações da Federação Internacional de Jornalistas e mais de 60 contactos internacionais úteis aos jornalistas que procurem factos, números, citações e conselhos sobre direitos da criança.

Além das ideias, o livro lança desafios para jornalistas e para quem pretende chamar a atenção dos média para as necessidades, problemas, conquistas e aspirações das crianças, por forma a gerar uma cobertura responsável que tenha um impacto positivo no seu futuro comportamento adulto.

Abordando temas como o trabalho infantil, as crianças com deficiências, a identidade da criança, a relação das crianças com os média, as opiniões e liberdades civis dos mais novos, as crianças e o conflito armado ou a saúde e bem-estar das crianças, este manual destaca igualmente dois marcos na luta pelos direitos das crianças – os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e a declaração “Um Mundo Adequado para as Crianças”, adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2002.

Esta segunda edição foi escrita por Charlotte Barry e Mike Jempson, que se basearam no original de Mike Jempson e Denise Searle, revertendo os direitos de autor dos conteúdos para a MediaWise, que teve a ideia deste livro, e para a UNICEF, que apoiou a sua primeira edição em 1999.

Partilhe