Livro resgata “Memórias vivas do jornalismo”

Conversas com 17 jornalistas que exerceram a profissão nas décadas de 40, 50 e 60 do século XX compõem o livro “Memórias vivas do jornalismo”, escrito por Fernando Correia e Carla Baptista, editado pela Caminho e com lançamento marcado para 11 de Fevereiro, às 18h30 na Livraria Barata. A obra será apresentada pelos jornalistas José Rebelo e Miguel Gaspar.

Homenagem “a todos os que sabem guardar e partilhar as suas histórias de vida”, o livro inclui entrevistas a Abílio Marques Pinto, Acácio Barradas, Afonso Serra, Daniel Ricardo, Edite Soeiro, Eduardo Gageiro, Fialho de Oliveira, Homero Serpa, João Coito, Joaquim Letria, José Carlos Vasconcelos, Manuela de Azevedo, Maria Antónia Palla, Mário Ventura Henriques, Pedro Foyos, Roby Amorim e Urbano Tavares Rodrigues.

Revelando aspectos pouco habituais na investigação sobre jornalismo em Portugal, o livro permite responder a questões como qual o modo dominante de recrutamento de jornalistas; como se aprendia a profissão e se progredia na carreira; ou que tarefas estavam distribuídas às diferentes categorias profissionais existentes (estagiário, repórter-informador, repórter, redactor e chefe de redacção).

Fernando Correia é jornalista desde 1966, é membro do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas, chefe de redacção da “Vértice” e director editorial da revista “Jornalismo & Jornalistas”, do Clube de Jornalistas. Licenciado em Filosofia e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE, é actualmente docente do curso de Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona.

Carla Baptista é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona desde 2003. Jornalista freelance, trabalhou para o “Diário de Notícias” e o “24 Horas”. É também editora da revista “Media e Jornalismo”, do Centro de Comunicação Media e Jornalismo (CIMJ).

Partilhe