Listas únicas nas eleições do SJ a 20 de Junho

Às eleições para os órgãos nacionais do Sindicato dos Jornalistas (SJ), que se realizam a 20 de Junho, apresentou-se uma única lista com o lema “Um Sindicato Indispensável”. Nos Açores e na Madeira apresentaram-se também listas únicas para as eleições às respectivas direcções regionais.

A lista para os órgãos nacionais tem como presidente da Mesa da Assembleia Geral José Luiz Fernandes e como presidente da Direcção Alfredo Maia. O primeiro nome do elenco do Conselho Geral é José Carlos de Vasconcelos e à cabeça do Conselho Deontológico está Orlando César (ver lista completa em ficheiro anexo).

A lista concorrente nos Açores é liderada por Rita Vasconcelos Rebelo e na Madeira o candidato a presidente regional é Miguel Fernandes Luís (ver listas completas em ficheiros anexos).

A lista para os órgãos nacionais afirma-se “consciente da complexidade do actual contexto do sector” e, por isso, considera que “o SJ é um sindicato indispensável”, nomeadamente como “agente fundamental para a informação, o esclarecimento e a mobilização dos jornalistas; como interlocutor junto das empresas, do poder político e dos organismos públicos; como estrutura que emana da classe e se mantém, de forma organizada e persistente, na linha da frente na defesa dos direitos dos jornalistas e que não volta as costas à adversidade” (ver Manifesto Eleitoral em ficheiro anexo).

O Conselho Deontológico propõe-se agir de acordo com dez linhas programáticas desenvolvidas a partir do pressuposto de que “a ética e a deontologia são essenciais à credibilização do jornalismo e dos jornalistas” (ver Linhas Gerais de Acção em ficheiro anexo).

Nos Açores, a lista concorrente apresenta-se com o lema “Pela liberdade de expressão e melhor trabalho” e propõe-se prosseguir e reforçar a acção desenvolvida pela Direcção Regional no último biénio (ver Programa Eleitoral em ficheiro anexo).

Partilhe