Lista de galardoados pelo Prémios Gazeta 2021

Os jornalistas Fernando Dacosta, Carlos Rico, Joana Pereira Bastos, Nuno Guedes, Reinaldo Rodrigues, Tiago Miranda e Diogo Assunção foram os distinguidos com os Prémios Gazeta 2021, bem como o jornal online surgido na pandemia “A Mensagem de Lisboa”, que recebeu a distinção Gazeta de Imprensa Regional.

O Sindicato dos Jornalistas saúda e felicita os e as profissionais que receberam esta distinção:

  • Prémio Gazeta de Mérito – Fernando Dacosta, jornalista e escritor. Ao longo da carreira, iniciada em 1967 na delegação da agência noticiosa Europa Press em Portugal, trabalhou em diversos jornais e revistas – Diário de Lisboa, Flama, Comércio do Funchal, Vida Mundial, Diário de Notícias, A Luta, O Jornal, Jornal de Letras, Artes e Ideias, Público, Visão, entre outros – e participou em inúmeros programas de rádio e de televisão. No campo da literatura, a sua vasta obra estende-se da narrativa histórica ao romance, passando pelo conto e a dramaturgia. É um dos mais originais jornalistas e escritores portugueses.
  • Gazeta de Televisão – Carlos Rico, autor da reportagem “Alentejo, azeite e água”, emitida pela SIC e pela SIC Notícias a 12 e 13 de abril de 2021, que aborda o impacto do olival intensivo na região, em diversas vertentes, da vida de pequenas comunidades à biodiversidade. Carlos Morais (repórter de imagem), António Soares (editor de imagem) e Patrícia Reis (grafismo) completaram a equipa da reportagem, produzida por Diana Matias e Ana Luísa Barroso.
  • Gazeta de Imprensa – Joana Pereira Bastos, pela reportagem “As férias da liberdade”, publicada a 6 de agosto de 2021 na revista E, do Expresso. O trabalho puxa pelas memórias de filhos de presos políticos – crianças com idades entre 3 e 14 anos – envolvidos em 1972, em plena ditadura marcelista, numa inédita colónia de férias nas Caldas da Rainha.
  • Gazeta de Rádio – Nuno Guedes, que visitou o Corvo, a pretexto de ter sido o primeiro território da Europa a vacinar toda a população contra a COVID-19, para realizar a reportagem “A ilha do tempo”, emitida pela TSF a 14 de maio de 2021. Uma viagem de microfone na mão, que não se limitou à problemática da pandemia, capaz de abrir o apetite para conhecer a pequena ilha açoriana. Sonoplastia de Pedro Picoto.
  • Gazeta de Multimédia – Reinaldo Rodrigues, autor de “Um outro país”, reportagem multimédia divulgada nas plataformas digitais e nas redes sociais do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF durante o mês de julho de 2021. Objetivo: dar voz a cidadãos que se mudaram de armas e bagagens do litoral para o interior. O projeto, transmedia, contou com a colaboração da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.
  • Gazeta de Fotografia – Tiago Miranda, pelo conjunto de fotografias associadas à reportagem “Nós somos oito mil histórias”, da autoria de Marta Gonçalves, divulgada pelo Expresso. Foi o resultado da cobertura jornalística de uma tentativa de entrada massiva em Ceuta de migrantes, concentrados a 17 de maio de 2021 na fronteira de Marrocos com o enclave espanhol.
  • Gazeta Revelação – Diogo Assunção pela reportagem “A Altura dos Sonhos”, com imagem de Miguel Bretiano e edição de imagem de Pedro Guedes, transmitida pela TVI, sobre o dia a dia de Carolina e Beatriz, uma adulta e uma criança que têm nanismo.
  • Gazeta de Imprensa Regional – A Mensagem de Lisboa, jornal online, nascido em plena pandemia, com sede num café e que trouxe uma abordagem diferente ao jornalismo local, do qual se reclama. Um jornal online, focado nas histórias da cidade de Lisboa e dos lisboetas que, simultaneamente, fomenta aquilo o que apelida de jornalismo comunitário. Com um cuidado na escrita e na imagem com que se apresenta, A Mensagem de Lisboa foi a escolha da Direcção do CJ nesta edição.

O Júri dos Prémios Gazeta 2021 teve a seguinte composição: Eugénio Alves (CJ), que presidiu, Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (jornalista), Elisabete Caramelo (professora universitária), Dina Soares (jornalista), Fernando Cascais (professor universitário e formador do Cenjor), José Rebelo (professor jubilado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), Inácio Ludgero (fotojornalista) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).

Partilhe