Licenças de três revistas paquistanesas canceladas

As revistas “Wajood”, “Zerb-i-Islam” e “Friday Special” viram as suas licenças de publicação canceladas a 15 de Agosto por ordem do governo da província de Sindh, no Paquistão, que alegou o interesse na “manutenção da ordem pública e da tranquilidade”.

A decisão das autoridades regionais foi tomada com base em relatórios policiais que alegavam que as revistas estavam a publicar artigos que poderiam “instigar ódio nas massas”.

Esta proibição segue-se a raides policiais efectuados em Julho aos escritórios das revistas em causa, os quais resultaram na prisão de Abdul Latif Abu Shamil, editor adjunto do “Friday Special”, e de Muhammad Tahir, editor do “Wajood”, sendo que este último continua detido.

Tanto estas acções policiais como o recente cancelamento das licenças de publicação das revistas foram contestadas pelo Sindicato Federal de Jornalistas do Paquistão (PFUJ), que considera a decisão de 15 de Agosto como “arbitrária” e “mais uma tentativa do governo em silenciar a imprensa e as vozes dissidentes”.

Partilhe