Libertado jornalista britânico preso no Irão

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão garantiu que já foi libertado um jornalista britânico de origem grega que fora detido por alegada participação nas manifestações de contestação aos resultados das eleições presidenciais de 12 de Junho.

Iason Athanasiadis-Foden, profissional ao serviço do “Washington Times” a quem foi retirada a acreditação como jornalista em Teerão por ter sido – nas palavras de um porta-voz da diplomacia iraniana – “detido por actividades alheias ao jornalismo”, terá sido libertado na sequência de diligências do embaixador do Irão em Atenas.

As autoridades iranianas anunciaram a detenção de Athanasiadis-Foden a 23 de Junho, quando vigoravam fortes restrições à imprensa estrangeira que cobria os protestos contra a eleição de Mahmud Ahmadinejad, considerada fraudulenta pela oposição.

Entretanto, na semana passada, o Irão expulsou o correspondente da televisão britânica BBC em Teerão, John Leyne, sob a acusação de incitar à perturbação pública com as suas notícias.

Partilhe