Le Monde Diplomatique: 65 edições em 26 línguas

A nova série da edição portuguesa do Le Monde Diplomatique, iniciada em Novembro de 2006, é uma das 65 edições internacionais em 26 línguas deste jornal, uma espécie de “Internacional” do jornalismo crítico, documentado e rigoroso, como escreve Dominique Vidal no artigo publicado em ficheiro anexo.

No desenvolvimento de um tão apreciável número de publicações do Le Monde Diplomatique em todos os continentes do planeta, Portugal e a Grécia tiveram um papel pioneiro pois foram os dois primeiros países com edições nacionais deste jornal francês, após o derrube das ditaduras, nos anos 70.

Em Portugal, a editora Dom Quixote, então dirigida por Snu Abecassis, publicou o mensário “O Mundo Diplomático” desde Janeiro de 1976 e durante cerca de um ano. Só em Abril de 1999, a publicação em língua portuguesa foi retomada, pela editora Campo da Comunicação, mas foi interrompida em Abril de 2006.

Em Novembro de 2006, a publicação em Portugal foi relançada, desta vez a cargo da cooperativa Outro Modo. Os objectivos desta nova série da edição portuguesa foram explicitados no número de Novembro, em artigos de Ignacio Ramonet e de Sandra Monteiro, a sua directora, que também publicamos em ficheiro anexo com a devida autorização.

Partilhe