Lançamento de livro e inauguração de exposições no MNI

No sábado, 5 de Dezembro, pelas 17 horas, é lançado no Museu Nacional da Imprensa (MNI), no Porto, o livro “Memória de uma Mulher de Letras”, de Manuela de Azevedo, hoje com 98 anos e jornalista ao longo de sete décadas.

A sessão conta com a presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, e da autora desta obra publicada pela Afrontamento e pelo MNI, onde são recordados episódios com diversas figuras públicas nacionais e estrangeiras e abordados os tempo da censura.

O interesse de Manuela de Azevedo pelo jornalismo despertou do contacto com o jornal “O Século”, do qual o seu pai era correspondente em Viseu, e o seu primeiro livro de poemas, “Claridade”, foi prefaciado por Aquilino Ribeiro, pouco antes de ela entrar para o mundo do jornalismo no jornal “República”.

Depois trabalhou no “Diário de Lisboa” e no “Diário de Noticias”, jornais onde assinou múltiplas reportagens e artigos sobre teatro. Foi ainda autora de livros de poesia, contos, novelas, ensaio, biografias, crónicas, romance e teatro e, durante as últimas décadas, fundou e dirigiu a Casa-Memória de Camões, em Constância.

Exposições “Retrospectiva” e ZinoArte

No mesmo dia, o Museu Nacional de Imprensa (MNI) inaugura as exposições “Retrospectiva”, com cartoons de Pedro Palma, e ZincoArte, uma mostra composta por um conjunto de zincogravuras de elevado valor plástico, histórico e patrimonial, que foram resgatados da destruição ou da reciclagem de metal.

As 70 peças expostas são matrizes únicas que possibilitam a impressão tipográfica de imagens matrizes de impressão, utilizadas maioritariamente na ilustração de jornais, revistas, livros e manuais, e pertenceram a algumas editoras nortenhas de referência, tendo sido maioritariamente executadas entre 1930 e 1970.

A mostra comporta a opção de compra para os visitantes e ficará patente até final de Janeiro no Museu Nacional da Imprensa, que está aberto todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 15 às 20 horas.

Partilhe