Lançamento da “História da Imprensa Desportiva em Portugal”

Compreender a importância e dimensão real da imprensa desportiva e fazer o seu enquadramento na história da comunicação social em Portugal é o objectivo de “História da Imprensa Desportiva em Portugal”, obra da autoria de Francisco Pinheiro que será lançada a 17 de Junho em Coimbra, no foyer do Teatro Académico Gil Vicente, e apresentada no dia seguinte na Fnac de Santa Catarina, no Porto.

A sessão em Coimbra terá lugar pelas 17 horas, contando com as presenças dos professores universitários Isabel Vargues e Joaquím Marín Montín. A do Porto está marcada para as 16 horas e terá como apresentadores Joaquim Fidalgo, jornalista e professor universitário, e o comentador desportivo Luís Freitas Lobo.

Editado pela Afrontamento e com um preço de capa de 22 euros, este livro analisa 940 jornais desportivos criados entre 1875 e 2000 e engloba também o jornalismo desportivo radiofónico e televisivo, tendo sido elaborado pelo autor entre 2004 e 2009, no âmbito do doutoramento em História na Universidade de Évora.

Começando o percurso com o pioneiro “Jornal dos Caçadores”, o estudo identifica as principais linhas editoriais e tendências discursivas subjacentes à actividade jornalística desportiva portuguesa nos séculos XIX e XX, bem como os contributos desta para a construção da identidade nacional e da própria cultura portuguesa.

Mostrando o vigor deste tipo de imprensa, que em 1924 chegou a contar com 40 títulos em actividade, a obra de Francisco Pinheiro analisa publicações como o “Diário de Sport”, primeiro diário desportivo lançado em Portugal, em 1924, “Os Sportsinhos”, primeiro jornal desportivo dedicado às crianças, criado em 1925, ou a revista ilustrada “Stadium”, criada em 1932.

Descrito pela Afrontamento como “um manual de referência para todos os que se interessam pelo desporto e pela imprensa”, este livro conta com prefácio de Mário Zambujal, que destaca a “minúcia e fluidez narrativa” da obra e admite ter encontrado nela “surpreendentes notícias em ‘primeira mão’”, apesar de ter sido jornalista desportivo durante alguns anos.

Autor das obras “A Europa e Portugal na Imprensa Desportiva, 1893-1945” (2006), e co-autor de “A Paixão do Povo – História do Futebol em Portugal” (2002) e “A Nossa Selecção em 50 Jogos, 1921-2004” (2004), Francisco Pinheiro é actualmente bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e investigador de pós-doutoramento no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, na Universidade de Coimbra.

Licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, mestre em Estudos Históricos Europeus pela Universidade de Évora e doutorado em História pela mesma universidade, trabalhou como jornalista entre 1996 e 2004, mantendo ainda uma participação regular na comunicação social.

Partilhe