Ken Peters condenado por defesa do sigilo profissional

O repórter canadiano Ken Peters, do “Hamilton Spectator”, foi condenado a 7 de Dezembro ao pagamento de 31 600 dólares canadianos (cerca de 19 500 euros) pelos atrasos causados a um processo judicial no qual se recusou a revelar uma fonte, defendendo o sigilo profissional.

Apesar do “Hamilton Spectator” se afirmar disposto a pagar as custas judiciais, o jornalista já garantiu que vai recorrer da sentença.

Considerando-se surpreendida por o caso não ter sido arquivado, já que “a fonte do jornalista revelou a sua própria identidade”, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) vê este veredicto como um “perigoso precedente” no Canadá.

“Os jornalistas não são auxiliares do tribunal. Ao proteger as suas fontes, eles protegem o direito da sociedade a escrutinar o que se passa na vida pública. A protecção das fontes é um princípio inviolável”, defende a RSF.

Durante a audiência, o juiz David Crane criticou a postura dos média em relação ao sigilo profissional, uma vez que a defesa de uma fonte “obrigou um jornalista a actuar contra a lei, e ninguém está acima da lei”.

Partilhe