Josh Wolf libertado após sete meses e meio de prisão

O norte-americano Josh Wolf saiu em liberdade após sete meses e meio de encarceramento num caso relacionado com a confidencialidade das fontes, depois de se ter comprometido a publicar no seu website todos os vídeos exigidos pelo juiz William Alsup, em troca da garantia de que não seria forçado a testemunhar perante o tribunal federal.

Apesar de satisfeita com a libertação do jornalista, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera que esta é apenas uma “meia-vitória”, uma vez que, se é certo que o tribunal já não vai obrigar o jornalista a testemunhar e a revelar as suas fontes, também o é que Josh Wolf foi forçado a revelar material que não tinha publicado.

Posição idêntica tem o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), cujo director-executivo, Joel Simon, se expressou “muito preocupado com as implicações a longo prazo desta decisão para a imprensa”.

Josh Wolf foi até ao momento o jornalista que mais tempo esteve preso nos Estados Unidos por defender o direito ao sigilo profissional.

Partilhe