José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz lançam “A Filha Rebelde”

Com a chancela da “Temas e Debates”, foi lançado a 19 de Janeiro o livro “A Filha Rebelde”, da autoria dos jornalistas José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz.

A apresentação do livro, que contou com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio, realizou-se na Associação 25 de Abril, em Lisboa, e esteve a cargo do tenente-coronel Vasco Lourenço e de Pinto Balsemão, fundador do semanário “Expresso”.

Vasco Lourenço centrou a sua intervenvão na obra, mas o mesmo não sucedeu com o presidente do grupo Impresa, que para além de manifestar o seu desacordo em relação ao alegado “divórcio” entre o jornalismo e a literatura, aproveitou a oportunidade para criticar os ataques à liberdade de imprensa. “É preciso reafirmar quão importante é o jornalismo para todos nós e para a democracia”, afirmou Pinto Balsemão.

No mesmo sentido se pronunciou José Pedro Castanheira, que embora reconhecendo que o jornalismo “passa por um mau momento”, sublinhou a sua convicção de que não é com “limitações” que se defende “eficazmente a liberdade”.

A obra “A Filha Rebelde” conta a história de Ana Maria Silva Pais, filha do último director da PIDE/DGS (a polícia política do regime fascista), que nos anos 60 abandonou a família e fugiu para Cuba.

A vida de Ana Maria, falecida em 1990, tinha já inspirado um outro livro: “Annie – uma portuguesa na revolução cubana”, da autoria de José Fernandes Fafe, ex-embaixador português em Cuba, editado pela D. Quixote.

Partilhe