José A. Salvador lança colecção “Portugal, Vinho – Cultura e Tradição”

O jornalista José A. Salvador, cronista de vinhos da revista “Visão”, vai lançar o primeiro dos seis volumes da colecção “Portugal, Vinho – Cultura e Tradição”, editada pelo Círculo de Leitores, em Lisboa e no Porto.

Na capital, a obra “O Portugal Vitivinícola: – dos Fenícios ao sec. XXI. Do rio Minho ao rio Douro: as rotas de vinhos da Região dos Vinhos Verdes”, será apresentada a 25 de Maio no restaurante A Travessa (Madragoa). A 2 de Junho, o livro é divulgado na Casa do Vinhos Verdes, no Porto.

Este é o primeiro título de uma colecção que o Círculo de Leitores vai editar até Abril de 2007 e que tem a cargo de José A. Salvador tanto os textos como as imagens.

Segundo o autor, a série é, no seu conjunto, “uma obra de carácter jornalístico sobre os vinhos portugueses, do Minho ao Algarve, à Madeira e aos Açores”.

Incluindo ilustrações, gravuras iconográficas, quadros estatísticos e centenas de fotografias, os volumes envolvem, além da vitivinicultura, a história de Portugal, a literatura, o património paisagístico e o construído, bem como aspectos antropológicos e culturais que ajudam a enquadrar e perceber o vinho desde a chegada dos fenícios ao território nacional até ao presente século.

“É a mais completa e a mais independente obra sobre vinhos portugueses publicada no nosso país nos últimos 105 anos, desde o Portugal Vinícola de Cincinatto da Costa, editado em 1900 para a Exposição Mundial de Paris, que, de resto, tinha um carácter técnico no domínio da ampelografia”, afirma o autor.

O jornalista sublinha ainda ter tido “liberdade total e independência absoluta na abordagem das diversas regiões vitivinícolas”, manifestando-se satisfeito por se tratar de “uma obra sem subsídios do Estado, sem subsídios das regiões vitivinícolas ou de agentes económicos do sector do vinho”.

José A. Salvador é autor de 13 roteiros anuais dos vinhos portugueses (1991 a 2003) e das obras “O livro dos vinhos” (1989), “Os grandes vinhos portugueses” (1997), “Os autores dos grandes vinhos portugueses” (2003) e “16 castas portuguesas” (2005).

Também manteve, entre 1995 e 2002, o programa “Roteiros eno-gastronómicos de fim-de-semana”, na SIC, e desde 2003 que é responsável por “Roteiros de Portugal”, em emissão na RTP 2, RTP Internacional e RTP África.

Partilhe