Jornalistas sem salários na empresa Palavras Reais

Empresa que chegou a deter três jornais regionais tem salários em atraso desde 2014. O SJ exige os pagamentos.

O Sindicato dos Jornalistas alerta para a existência de uma empresa de nome Palavras Reais, que chegou a deter três jornais nas zonas Centro e Norte do país (“Região do Castelo”, “Região de Condeixa” e “Região de Valongo”), para os quais contratou, no ano passado, cerca de uma dezena de jornalistas, vários em regime de estágio.

Os jornalistas viram os seus salários em atraso a partir do primeiro mês de trabalho, mas, não obstante e após queixas à entidade patronal, garantiram a continuidade dos títulos até onde lhes foi possível, ainda que significasse usar os seus próprios meios e recursos.

A vontade e dedicação dos jornalistas não foi correspondida por parte da empresa. De notar que as informações recolhidas pelos trabalhadores junto da Autoridade Tributária e da Segurança Social apontavam para que a empresa tivesse a sua situação para com estas entidades regularizada.

Apesar da situação nos vários jornais da Palavras Reais, já em Janeiro deste ano foi publicado um novo anúncio na Internet pela empresa à procura de um estagiário para projecto jornalístico na zona de Coimbra.

O Sindicato dos Jornalistas considera esta situação inaceitável e exige que os pagamentos devidos sejam repostos na totalidade. O Sindicato dos Jornalistas sublinha a necessidade de transparência por parte das entidades patronais e exige que sejam dadas a todos os jornalistas condições de trabalho dignas para desempenhar as suas funções.

Partilhe