Jornalistas gregos em greve

Os sindicatos de jornalistas gregos concordaram em organizar mais uma greve de 24 horas na imprensa e nos média electrónicos, durante os dias 1 e 2 de Outubro, como forma de contestar a aprovação de uma lei que põe em risco as pensões e a caixa de previdência da classe.

Com a nova lei, o governo passa a poder usar as reservas e recursos dos fundos de segurança social dos jornalistas gregos, enfraquecendo as condições de reforma da classe, ao mesmo tempo que tenta aumentar a idade da reforma e diminuir as compensações devidas aos pensionistas.

Descontentes com a situação, os sindicatos de jornalistas da Grécia vão suspender as emissões de programas noticiosos de todo o tipo, recusar-se a tratar comunicados e a comparecer a conferências de imprensa e entrevistas, prevendo-se ainda que no dia 2 de Outubro não circule qualquer jornal no país.

O protesto tem o apoio da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), tendo o presidente desta organização, Arne König, lamentado que, “apesar de todas as manifestações, greves e outras acções dos diversos sindicatos”, o governo grego tenha conseguido avançar com “um plano que priva as pessoas de um esquema de pensões e de direitos laborais condignos”.

Mensagens de solidariedade para com os camaradas gregos – cuja situação é muito próxima da portuguesa no que diz respeito à Caixa dos Jornalistas – podem ser enviadas para dralli@esiea.gr ou para famellos@esiemth.gr.

Partilhe