Jornalistas do Mediterrâneo apoiam luta no “Jornal de Notícias”

As organizações de jornalistas dos países do Mediterrâneo reunidas em Poreč, Croácia, na sua conferência anual, aprovaram hoje, 9 de Junho, uma mensagem de solidariedade com os jornalistas do “Jornal de Notícias” em greve.

A mensagem, cujo texto a seguir se transcreve na íntegra, sublinha que “condições laborais dignas são fundamentais para o exercício responsável do jornalismo e para a liberdade de imprensa”.

Mensagem de solidariedade com os jornalistas do “Jornal de Notícias”

As organizações de jornalistas dos países do Mediterrâneo reunidas em Poreč, Croácia, no sua conferência anual, manifestam o seu apoio aos jornalistas do “Jornal de Notícias”, em greve nos dias 9 e 10 de Junho, e com o Sindicato dos Jornalistas de Portugal.

A conferência dos jornalistas dos países mediterrânicos chama a atenção dos responsáveis da empresa do “Jornal de Notícias” que é inaceitável a sua recusa de negociar a renovação do acordo colectivo de trabalho e a actualização salarial para 2006. A conferência reafirma que condições laborais dignas são fundamentais para o exercício responsável do jornalismo e para a liberdade de imprensa.

As organizações de jornalistas do Mediterrâneo lembram aos responsáveis da empresa do “Jornal de Noticias” que a liberdade de reunião é uma condição essencial da Democracia e que, por isso, é inaceitável a sua tentativa de impor limitações às reuniões de jornalistas nas instalações da empresa.

Poreč, 9 Junho 2006

Partilhe