Jornalistas do “JN” repudiam falta de diálogo da Lusomundo Média

Os jornalistas do “Jornal de Notícias”, reunidos em plenário a 30 de Outubro de 2003, repudiaram a crescente falta de diálogo da administração da empresa e do grupo Lusomundo Média no que respeita ao aumento adicional de salários e às fusões e parcerias efectuadas pelo grupo.

Frisando o importante papel dos trabalhadores na saúde financeira da Empresa do “Jornal de Notícias”, os jornalistas recordam o pragmatismo reivindicativo que tem existido aquando das negociações de actualizações salariais que, “embora longe de satisfazer as suas expectativas em melhorias sensíveis, não comprometem o objectivo de gestão sustentada a prazo largo”.

Na moção aprovada em plenário, a administração da Lusomundo Média é ainda responsabilizada pelos “efeitos nefastos da instabilidade e do descontentamento crescente entre os jornalistas e outros trabalhadores”, e acusada de falta de consideração pelas estruturas representativas dos jornalistas.

Os profissionais do “JN” exigem também a realização da reunião solicitada já por duas vezes pelo Sindicato dos Jornalistas à administração da Lusomundo Média, com vista à análise das consequências da fusão das várias empresas de imprensa e à obtenção de direitos e garantias essenciais para os jornalistas.

No sentido da defesa desses direitos e garantias essenciais, o plenário de 30 de Outubro exortou igualmente à solidariedade entre os jornalistas das várias redacções.

Segue em anexo, na íntegra, o texto da moção.

Partilhe