Jornalistas do “Janeiro” com salários em atraso

Os dez jornalistas que, desde Agosto, asseguram a edição do diário «O Primeiro de Janeiro», o suplemento de desporto «O Norte Desportivo» e o jornal automobilístico «Motor», estão com um mês e meio de salários em atraso.

Aqueles profissionais ainda não receberam a segunda metade dos vencimentos do mês de Agosto, os salários de Setembro e os subsídios de férias.

Estão também por pagar, desde Agosto, as despesas realizadas pelos jornalistas em deslocações em serviço, o que significa que, além de não receberem os seus salários, aqueles profissionais estão a suportar os encargos da empresa.

A empresa proprietária dos três títulos, Folio – Comunicação Global, não dá explicações para o atraso no pagamento de salários, mas assegurou, hoje, dia 30 de Setembro, através do director das três publicações, que a situação será regularizada em breve.

A Folio, controlada pelo empresário Eduardo Costa, mantinha um contrato de exploração com a empresa “O Primeiro de Janeiro SA”, mas, em Julho, despediu todos os jornalistas ao seu serviço, mais de três dezenas de profissionais, que também tinham salários por receber.

O diário portuense interrompeu a publicação por três dias e passou a ser produzido pelos jornalistas que asseguravam «O Norte Desportivo».

A anterior directora do «Janeiro», Nassalete Miranda, que dirigiu o jornal nos últimos oito anos, foi substituída por Rui Alas Pereira, que acumula as direcções do «Norte» e do «Motor».

Com o despedimento de toda a redacção, em 31 de Julho, o «Janeiro», que completa 140 anos de existência em 1 de Dezembro, deixou de publicar o suplemento literário «Das Artes das Letras», fundado em 1942.

Partilhe