Jornalistas do “DN-Madeira” disponíveis para soluções que impeçam despedimento

Os jornalistas do “DN-Madeira” estão solidários com os seus camaradas de profissão abrangidos pela intenção de despedimento anunciada pela Empresa Diário de Notícias (EDN) e disponibilizam-se para colaborar em alternativas e/ou soluções que possam contribuir efectivamente para suspender o processo de despedimento.

A decisão consta de moção aprovada em plenário de jornalistas do “DN-Madeira” realizado hoje, 18 de Agosto, com 21 a favor, um voto branco e um nulo.

Na moção, que a seguir se transcreve na íntegra, os jornalistas apelam ainda aos accionistas da EDN, em particular do Grupo Blandy SGPS, para que “assumam as consequências menos positivas e conjunturais da propriedade do jornal e procedam às medidas de natureza económico-financeiras necessárias à defesa e relançamento do jornal e à protecção de todos os postos de trabalho”.

Plenário de trabalhadores da Redacção da Empresa Diário de Notícias – Moção

Considerando que:

1. A EDN tem a intenção de proceder ao despedimento colectivo de 13 (treze) trabalhadores, 10 (dez) dos quais jornalistas;

2. Decorrem reuniões de negociação entre a comissão de representantes dos trabalhadores abrangidos e a gerência da EDN, mediadas pela Direcção Regional de Trabalho, nos termos da lei;

3. Este despedimento é, além de evitável, profundamente injusto para os trabalhadores visados e comporta inevitáveis riscos para a própria Empresa, uma vez que se traduzirá numa baixa da qualidade final do produto;

4. A EDN foi confrontada com várias alternativas para a resolução da situação profissional do grupo de trabalhadores a despedir, evitando assim o ónus pessoal e social que acarreta sempre um processo de despedimento colectivo;

5. As alegadas dificuldades económicas da EDN, motivadas pela crise económica e pela concorrência desleal provocada pelo “Jornal da Madeira”, são de índole conjuntural, visto que se perspectivam alterações neste plano.

Os jornalistas ao serviço da EDN, reunidos em plenário de 18 de Agosto de 2009, decidem:

1.º Expressar a sua total solidariedade para com os colegas que são abrangidos por esta intenção de despedimento da EDN.

2.º Disponibilizar-se para colaborar em alternativas e/ou soluções que possam contribuir efectivamente para suspender o processo de despedimento.

3.º Apelar ao bom senso do conselho de gerência da EDN no sentido de encontrar as melhores soluções que acautelem a qualidade da instituição centenária que é o “Diário de Notícias”, anulando a presente intenção de despedimento ou outros processos de idêntica natureza que possam a vir a ser equacionados de futuro.

4.º Apelar a todos os jornalistas para que se mantenham unidos e firmes na defesa do seu direito ao trabalho e à justa repartição de esforços que forem comprovadamente necessários.

5.º Solicitar aos accionistas da EDN, em particular do Grupo Blandy SGPS, que assumam as consequências menos positivas e conjunturais da propriedade do jornal e procedam às medidas de natureza económico-financeiras necessárias à defesa e relançamento do jornal e à protecção de todos os postos de trabalho.

Funchal, 18 de Agosto de 2009

Os jornalistas da EDN

Partilhe