Jornalistas detidos transferidos para Cabul

Rohullah Anwari e Sheer Shah Hamdard, jornalistas da Radio Free Europe (RFE) que foram presos a 1 e 2 de Julho por autoridades afegãs em Asa’ad Abad, na província de Kunar, estão detidos em Cabul, anunciou Sharifa Sharif, editor-chefe da Radio Free Afghanistan.

Segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), ambos os repórteres foram presos na sequência da cobertura da queda de um helicóptero militar dos Estados Unidos que foi abatido a 28 de Junho.

Transferidos para Cabul a 4 de Julho, os jornalistas iniciaram uma greve de fome em protesto pela sua detenção, juntamente com outros dois profissionais que, de acordo com a Associação Afegã de Jornalistas Independentes (AIJA) e o Comité para a Protecção dos Jornalistas Afegãos (CPAJ), estarão ligados à Associated Press.

As autoridades ainda não esclareceram o motivo da prisão dos jornalistas, mas há relatos de que agentes dos serviços de inteligência revistaram o equipamento dos jornalistas em busca de provas de contacto com militantes talibãs.

Partilhe