Jornalistas da Radio France International em greve

Os jornalistas da Radio France International (RFI) estão em greve por melhores condições salariais desde a meia-noite de 11 de Fevereiro, seguindo assim o exemplo dos seus colegas da Radio France, cuja paralisação dura desde 27 de Janeiro.

Ao entrar na terceira semana, o protesto dos profissionais da comunicação da Radio France continua sem resolução à vista, perante a inflexibilidade da direcção em proceder a alterações no orçamento para 2004.

Em causa está a exigência dos jornalistas de verem os seus salários equiparados aos dos congéneres da televisão pública, já que todos estão abrangidos pela mesma convenção colectiva desde 1974.

As promessas de correcção das disparidades salariais datam de 1994, altura em que, após 17 dias de greve, o governo e a Radio France assinaram o “Plano Servat”, onde se previa o reexame anual da situação. No entanto, há quatro anos que o plano deixou de ser cumprido, e quer o governo quer a direcção da Radio France se mostram pouco empenhados em resolver o diferendo, que se tornou já num caso político nacional.

Partilhe