Jornalistas da Lusa aprovam greve de dois dias

Os jornalistas da Agência Lusa vão fazer uma greve de 48 horas nos dias 27 e 28 de Junho, com concentração dos trabalhadores à porta da sede da empresa, em Lisboa. A decisão foi aprovada, por unanimidade e aclamação, em plenário realizado esta terça-feira, e constitui uma resposta à intransigência da empresa quanto à actualização salarial.

Em causa está a decisão da administração da Lusa de exigir que os sindicatos representativos na empresa aceitem uma actualização de 2%, sem o que não haverá qualquer aumento.

Tendo apresentado em Março uma proposta de actualização salarial de 4%, que posteriormente viria a ser substituída por outra numa tentativa de aproximação das partes (2% e um Seguro de Saúde para todos os trabalhadores), o Sindicato dos Jornalistas considera inaceitável a intransigência da empresa, tanto mais que os jornalistas, tal como os restantes trabalhadores, têm vindo a perder poder de compra desde quase há uma década.

Como se refere na moção aprovada em plenário e que a seguir se transcreve na íntegra, a atitude da administração da Lusa não contribuiu para o clima de confiança que seria desejável quando se está a negociar um novo Acordo de Empresa.

Os jornalistas decidiram ainda que, em plenário a realizar no segundo dia de paralisação, serão agendadas novas formas de luta.

MOÇÃO

APROVADA POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO PELO PLENÁRIO DE JORNALISTAS DA LUSA DE 19 DE JUNHO

Considerando que:

1. É inaceitável a posição da Administração de pretender condicionar a aplicação da sua proposta de actualização salarial de 2% para o ano em curso à respectiva aceitação explícita pelos sindicatos;

2. Pelo menos desde 2000 que os trabalhadores da empresa vêm perdendo poder de compra;

3. A actualização proposta sob chantagem representa uma humilhação para todos os trabalhadores;

4. As negociações para um novo Acordo de Empresa estão ainda longe de consenso e que o clima de confiança entre as partes está prejudicado pela intransigência da empresa;

Os jornalistas da agência Lusa, reunidos em plenário a 19 de Junho, na sede da empresa em Lisboa,

DECIDEM:

Realizar uma greve de 48 horas a cumprir nos dias 27 e 28 de Junho (4ª e 5ªFeira) com concentração dos trabalhadores à porta da sede da empresa, em Lisboa, às 11h00.

No segundo dia de greve, realizar um plenário às 11h30 junto da entrada principal da sede da empresa, em Lisboa, para se agendarem novas formas de luta.

Os jornalistas presentes no plenário e o Sindicato dos Jornalistas reiteram a proposta de actualização salarial de 2% na tabela e implementação de um seguro de saúde para todos os trabalhadores e respectivos descendentes.

Lisboa, 19 de Junho de 2007

Partilhe