Jornalistas aderem à greve geral na Grécia

Os jornalistas e trabalhadores dos média gregos aderiram em força à greve geral de 24 horas que se iniciou às 6 da manhã de 11 de Maio e se prolongou até à madrugada de hoje, em protesto pela nova onda de medidas de austeridade impostas pelo governo.

Entre as reivindicações dos camaradas de profissão gregos conta-se a assinatura de acordos colectivos adequados, a renovação de um contrato colectivo na emissora pública ERT, a protecção dos direitos laborais e pensionistas de todos os trabalhadores dos média, com o abandono de esquemas de lay-off e a manutenção de todos os postos de trabalho.

Reivindicam ainda o fim dos cortes salariais na emissora pública, na agência noticiosa nacional e nas emissoras municipais, exigindo que estas últimas se mantenham em funcionamento, bem como o alargamento dos benefícios e dos direitos ao trabalho e à reforma aos jornalistas que trabalham em órgãos online.

A greve, organizada pela Federação Pan-helénica de Sindicatos de Jornalistas (POESY), foi a sétima na Grécia desde o início do ano e contou com o apoio da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ).

Partilhe