Jornalista sul-coreana deportada da Birmânia

As autoridades birmanesas deportaram, a 22 de Junho, a jornalista sul-coreana Lee Yu Kyong, confiscando-lhe quatro CDs com fotos dos estragos causados pelo ciclone Nargis, que devastou aquele país asiático a 2 e 3 de Maio.

Segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), Lee é a quarta jornalista a ser deportada da Birmânia desde que o território foi atingido pelo Nargis, seguindo-se a Andrew Harding, da BBC, Andrew Marshall, da revista “Time” e ao fotógrafo Ben Gurr, do londrino “The Times”, detido e interrogado durante várias horas depois de regressar da região do delta do Irrawaddy.

A contabilidade da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) é superior, apontando para cerca de uma dezena de jornalistas estrangeiros impedidos de entrar na Birmânia ou deportados desde o início de Maio, sendo que a organização denunciou também casos de jornalistas locais detidos por ajudarem as populações afectadas pelo ciclone.

“A comunidade internacional conseguiu convencer o governo militar a abrir o país à ajuda humanitária. Agora, é essencial que a junta deixe de impedir a sociedade civil, incluindo a imprensa, de participar no esforço de socorro”, afirmaram a RSF e a Associação de Média da Birmânia.

Partilhe