Jornalista saudita detido por criticar extremismo religioso

Rabah al-Quwai’, colaborador dos diários sauditas “Okaz” e “Shams”, foi detido a 3 de Abril na cidade de Hail a pedido das autoridades de segurança de Riade por ter alegadamente “denegrido as crenças islâmicas” através dos seus escritos.

Segundo o advogado Abdelrahman al-Lahem, o jornalista já foi interrogado por duas vezes no âmbito deste processo de investigação, o qual foi motivado por críticas feitas por Rabah al-Quwai’ às rígidas interpretações religiosas dos wahabitas, que têm imensa influência na Arábia Saudita.

Em Novembro último, Rabah al-Quwai’ encontrou um dos vidros do seu carro partido, com uma carta ameaçadora no interior, supostamente escrita por extremistas religiosos.

De acordo com o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), desde 11 de Setembro de 2001 que o governo saudita tem dado maior rédea à imprensa local, a qual se tem atrevido a ir mais longe nas notícias sobre crime, narcotráfico, desemprego e extremismo religioso, sendo que este último tema leva frequentemente à suspensão de jornais e a pressões ocultas sobre os jornalistas.

Partilhe