Jornalista preso no Uzbequistão

As autoridades do Uzbequistão anunciaram que, a 11 de Abril, prenderam o jornalista Sabirjon Yakubov, do semanário “Hurriyat”, por “infracções à ordem constitucional” e “suspeita de pertencer a um grupo extremista religioso”.

Segundo activistas dos direitos humanos, a acusação contra o jornalista de 22 anos – divulgada pelo ministro-adjunto do Interior, Alisher Sharafutdinov – é usada frequentemente pelas autoridades para atingir os dissidentes, e pode ser punida com até 20 anos de prisão.

De acordo com o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), os colegas de Sabirjon Yakubov especulam que estas acusações são uma forma de o castigar por uma série de textos sobre a peregrinação que o jornalista fez a Meca e por artigos a defender reformas democráticas no país.

A prisão de Sabirjon Yakubov deu-se depois deste ter escrito um artigo sobre a morte do ucraniano Gyorgy Gongadze e da forma como o seu assassinato em 2000 originou o descontentamento que culminou com a “revolução laranja”.

Esta não é a primeira vez que jornalistas do “Hurriyat” são visados pelas autoridades no Uzbequistão, uma vez que o título, criado por um fundo estatal, cedo incomodou devido ao seu tom independente, que levou ao despedimento do editor após as primeiras cinco edições.

Já em Fevereiro de 2003, um colaborador do “Hurriyat”, Gayrat Mikhliboyev, foi condenado a sete anos de prisão pelas mesmas acusações que agora pendem sobre Sabirjon Yakubov.

Partilhe