Jornalista paquistanês acusado de falsificar reportagem

Um tribunal anti-terrorista de Quetta, no Paquistão, indiciou formalmente o repórter Khawar Mehdi Rizvi de falsificação de uma reportagem sobre actividades talibã na fronteira afegã para dois jornalistas franceses, revelou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

A organização condenou o facto de não terem sido apresentadas provas sérias que apoiassem as acusações de “tumulto” e “conspiração” contra o jornalista e afirmou que “julgar um jornalista respeitado num tribunal anti-terrorista” era “indigno de um país que diz respeitar a liberdade de imprensa”.

Detido pelas autoridades desde meados de Dezembro, Khawar Mehdi Rizvi encontra-se, segundo a RSF, fraco e com problemas respiratórios, devido às más condições da prisão e à tortura de que foi alvo por parte dos serviços secretos militares.

O jornalista de 44 anos, que corre o risco de ser condenado a prisão perpétua, considera que a sua prisão faz parte de uma tentativa de intimidação da imprensa, revelou o seu advogado, Abid Saqi, que o visitou na prisão a 10 de Fevereiro.

Aquando dessa visita, o causídico informou Khawar Mehdi Rizvi da campanha internacional para o libertar, iniciada pelos seus colegas franceses Jean-Paul Guilloteau e Marc Epstein, do semanário “L’Express”, e que já reuniu mais de 1300 assinaturas em www.freekhawar.org.

Além de Khawar Mehdi Rizvi, outros dois cidadãos paquistaneses foram indiciados pelo tribunal a 12 de Fevereiro.

Partilhe