Jornalista norte-americano detido na Indonésia

O repórter norte-americano William Nessen foi detido pelo Departamento de Imigração da Indonésia na cidade de Medan, norte de Samatra, quando se preparava para sair do país, a 23 de Janeiro.

A detenção de William Nessen, que tem um historial de relações difíceis com a Indonésia, registou-se depois de uma visita a Aceh, província intensamente afectada pelo maremoto asiático.

Em 2003, o jornalista foi proibido de entrar no país durante um ano, após fazer alguns trabalhos de reportagem sobre as forças rebeldes que lutam pela independência de Aceh, de onde é natural a mulher de Nessen.

O repórter assegura que o período de um ano já expirou, e questiona a razão da sua detenção quando estava de partida, pois no momento de entrada no país o Departamento de Imigração não levantou qualquer problema, tendo aceite o seu visto.

William Nessen esteve detido 40 dias em 2003, sendo acusado pelas autoridades indonésias de espionagem a favor dos rebeldes de Aceh. O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) sempre defendeu, no entanto, que a detenção se devera ao seu trabalho jornalístico.

Os rebeldes de Aceh lutam pela independência desde 1976, tendo autoridades indonésias lançado uma operação para esmagar a resistência, em Maio de 2003, após falharem as conversações de paz.

Na sequência do maremoto de 26 de Dezembro de 2004, as restrições para a entrada de jornalistas no país foram afrouxadas, mas agora as autoridades voltaram a exigir que estes se registem para aceder às principais localidades da região de Aceh.

Partilhe