Jornalista multado por se recusar a revelar fontes

Um tribunal do estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, multou o jornalista Jim Taricani, da WJAR-TV10, em mil dólares por dia até que este revele as suas fontes. Devido ao recurso do jornalista, o pagamento da multa foi adiado.

A decisão judicial foi tomada a 16 de Março pelo juíz Ernest C. Torres, com a alegação de que a necessidade de conhecer a fonte de Jim Taricani se sobrepunha ao direito à livre circulação de informação, uma vez que o jornalista divulgou uma cassete de vídeo sujeita a segredo de justiça.

A cassete em causa mostra um responsável camarário de Providence a aceitar um suborno de um informador do FBI, e fazia parte de um processo que condenou esse responsável e o presidente da câmara a mais de cinco anos de cadeia por corrupção.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a confidencialidade das fontes tem sido repetidamente um ponto de conflito entre tribunais e jornalistas nos Estados Unidos.

Em Outubro de 2003, um juíz federal ordenou a revelação das fontes a cinco jornalistas do “The New York Times”, do “The Los Angeles Times”, da Associated Press e da CNN, num caso em que o cientista Wen Ho Lee era acusado de espionagem.

Em Julho de 2001, a jornalista Vanessa Leggett foi presa durante quase seis meses por desrespeito ao tribunal, depois de se ter recusado a revelar a um tribunal do Texas o conteúdo da sua entrevista com um suspeito de um crime.

Partilhe