Jornalista morto na República Dominicana

O jornalista dominicano Juan Andújar, correspondente do “Listín Diario”, foi assassinado a tiro a 14 de Setembro em Azua, no Sul do país, informou a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

Juan Andújar deixava a estação Azua Radio na manhã de dia 14 quando foi alvejado na cabeça por Blas Pujols, membro de um gangue que, nessa manhã, tinha perdido quatro elementos num tiroteio com a polícia.

Além da morte deste profissional com mais de 20 anos de experiência, registaram-se ainda ferimentos de bala em Luis Sención, repórter da Enriquillo Radio.

Ambos os jornalistas tinham sido ameaçados anteriormente, o mesmo sucedendo a outros repórteres que falaram ou escreveram sobre a erradicação do crime na região, caso de Juan Sánchez, Domingo Corcino, Héctor J. Caamaño, Narciso Maríñez, Chistian Daniel Ramírez e Rafael Vargas, que deverão agora procurar protecção policial.

Rafael Molina Morillo, presidente do Comité para a Liberdade de Imprensa e de Informação da SIP, afirmou que a morte de Juan Andújar e os ferimentos de bala sofridos por Luis Sención constituem um atentado ao livre exercício do jornalismo que não pode ficar impune.

Partilhe