Jornalista lança livro sobre a Revolta da Madeira

A jornalista Berta Helena apresentou o seu livro “Lenços Brancos”, uma obra de ficção histórica baseada na vida do seu avô, o sargento Firmino Gomes Camacho, que participou na Revolta da Madeira, em 1931, e na qual faleceu.

No livro, Berta Helena parte de factos reais para ficcionar, reconstruindo a imagem de uma pessoa a partir de fragmentos.

Na sessão de lançamento de “Lenços Brancos”, Berta Helena disse que o que sabe do seu avô – que não chegou a conhecer – lhe foi transmitido através de pequeninas coisas que ouvia, aqui e ali, da boca do seu pai e doutros familiares próximos: “Juntando esses bocadinhos, deduzi, imaginei, fantasiei. Construí a minha imagem do Avô Firmino”.

A apresentação da obra teve lugar no auditório da RDP/Madeira, onde Berta Helena trabalha, e teve a presença do secretário regional da Educação, Francisco Fernandes, que afirmou: “A história da Revolta da Madeira nunca mais será a mesma, depois deste livro. Não voltará a ser contada com frias imagens dos recortes de jornais ou de comunicados oficiais. Agora é uma história com pessoas dentro”.

“Lenços Brancos” faz parte da nova colecção de literatura madeirense “Terra à Vista”, da editora regional “Argüim”, e apresenta ainda os testemunhos do jornalista Adelino Gomes, da escritora Irene Lucília e do responsável editorial José António Gonçalves. A capa e o projecto gráfico são de Marco António Gonçalves.

Partilhe