Jornalista iraniano condenado a 14 anos de prisão

Um tribunal revolucionário de Gilan, no Norte do Irão, condenou a 22 de Fevereiro o jornalista Arash Sigarchi a 14 anos de prisão por alegada espionagem e insultos aos líderes do país.

Editor do diário “Gilan-e-Emrooz” e responsável há já três anos por um blog político e cultural, Arash Sigarchi foi detido a 17 de Janeiro na prisão de Lakan por ordem do ministro dos serviços secretos.

“As autoridades estão a tentar fazer dele um exemplo. Ao aplicarem esta dura sentença a um weblogger, o seu objectivo é dissuadir os jornalistas e utilizadores da Internet de se expressarem online ou de contactarem com a imprensa estrangeira”, protestou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

A organização exortou ainda todas as entidades presentes na reunião preparatória da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação a pressionarem o presidente iraniano, Mohammad Khatami, para que o jornalista de 28 anos seja libertado.

Arash Sigarchi esteve detido durante vários dias no final de Agosto após ter publicado no seu blog – cujo acesso está bloqueado dentro do Irão – fotografias de uma manifestação em Teerão de famílias de prisioneiros executados em 1989.

Desde então, segundo a RSF, o jornalista tem sido alvo de uma perseguição constante da polícia.

Partilhe