Jornalista filipino preso por difamação

O jornalista de rádio filipino Alex Adonis foi condenado a quatro anos e meio de prisão por difamação do deputado Prospero Nogales, acusado em Outubro de 2001 pelo jornalista de ter sido visto a correr nu num hotel de Manila após ter sido apanhado em flagrante pelo marido da sua amante.

Segundo o presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Christopher Warren, o mais grave neste caso é que a condenação de Alex Adonis deveu-se, em grande parte, ao facto de ele não poder pagar a um advogado e ter faltado a muitas audiências, pois tinha de continuar a trabalhar para sustentar a sua família.

“É uma afronta que um jornalista seja preso por não poder pagar representação legal para combater uma pena que nem sequer deveria fazer parte do código penal”, afirmou o presidente da FIJ, instando o governo filipino a alterar de imediato a legislação e libertar Alex Adonis.

A organização diz-se ainda preocupada com a segurança do jornalista, uma vez que há notícias de que ele poderá ser colocado na Colónia Penal de Davao, onde estão encarcerados alguns barões da droga e chefes do crime organizado que foram anteriormente atacados nos programas de rádio de Alex Adonis.

Partilhe