Jornalista espanhol ameaçado de morte

O repórter de investigação Gorka Zamarreño, do PRNoticias.com, tem recebido ameaças de morte relacionadas com a cobertura do julgamento do “Caso Malaya”, que envolve uma alegada vasta rede de corrupção centrada em operações imobiliárias em Marbella.

O caso envolve 95 pessoas, entre os quais muitos eleitos locais, e inclui acusações como lavagem de dinheiro – na ordem dos 4 mil milhões de euros –, abusos de autoridade, desvio de dinheiros públicos, fraude e suborno.

De acordo com a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o jornalista, que acompanha o caso há dois anos e tem em sua posse diversa documentação, não foi o único a ser alvo de ameaças devido à cobertura do caso, motivo pelo qual a organização exigiu à polícia e ao sistema judicial espanhóis que tomem medidas.

“Os jornalistas estão preparados para correr riscos. O problema é que a escala da corrupção nos negócios imobiliários criou uma rede de interesses e patronagem que envolve políticos, juízes, polícias e advogados. O dinheiro corrompeu todo o sistema e quem quer que o combata está sujeito a pressões. As ameaças levaram-me a ter mais cuidado, porque tenho de me proteger a mim e à minha família”, afirmou Gorka Zamarreño à RSF, revelando que a sua mulher também já foi ameaçada.

Segundo o jornalista, um dos réus, o empresário Francisco García Lebrón, ameaçou-o, dizendo: “Se continuares a escrever, vou encontrar-te e matar-te”, fazendo questão de sublinhar que não se importava que o jornalista gravasse o que dissera.

Partilhe