Jornalista enfrenta prisão no Níger

Abdoulaye Harouna, chefe de redacção do semanário “Echos Express”, enfrenta uma pena de quatro meses de cadeia e o pagamento de uma indemnização de 10 milhões de francos CFA (cerca de 15 mil euros) devido a uma série de artigos sobre o governador de Agadez, Yahaya Yadanka.

O jornalista, que é também correspondente regional da Agência Nigeriana de Imprensa (ANP), questionou a forma como o governador distribuía comida de ajudas alimentares a comunidades famintas do Níger, levando este a apresentar uma queixa por “insultos”.

Apesar de um pedido de adiamento efectuado por Abdoulaye Harouna, por não ter advogado para o defender, o julgamento acabou por ser realizado na data prevista, 6 de Setembro, estando o veredicto marcado para 27 de Setembro.

Além do jornalista do “Echos Express”, vários jornais e organizações têm acusado Yahaya Yadanka de má gestão da ajuda alimentar, tendo o governante apresentado também uma queixa por difamação contra Hamed Assaleh Raliou, correspondente da Radio France International e director da rádio Sahara FM, cujo julgamento ainda não foi marcado.

A má gestão do governador de Agadez foi ainda apontada num relatório efectuado pela comissão ad hoc criada pelo governo para coordenar e supervisionar a distribuição da ajuda alimentar à população faminta do Níger, a qual exigiu a devolução de 137 sacas de fruta e exigiu ao governo que punisse Yahaya Yadanka.

Partilhe