O director comercial do “Diario de Mallorca”, Arturo Ramos, despediu o jornalista Enric Culal após pressões da Assessoria de Ambiente do Governo Regional das Baleares, noticiou a Federação de Sindicatos de Jornalistas espanhola (FeSP).
Jornalista da secção semanal sobre ambiente do diário há quatro anos, Enric Culal denunciou à FeSP que em meados de Agosto o director comercial do “Diario de Mallorca”, Arturo Ramos, lhe comunicou por e-mail que decidira substituí-lo devido a queixas reiteradas de Miquel Adrover, chefe de imprensa da Assessoria de Ambiente do Governo Regional das Baleares.
De acordo com o jornalista, as queixas resumiam-se a três pontos: Enric Culal não escrevia o suficiente sobre a Assessoria de Ambiente; não colocava fotos do Conselheiro Miquel Angel Grimalt; e não remetia à Assessoria um relatório semanal com os conteúdos das páginas antes de publicá-las.
Enric Culal afirma ainda que o director da publicação, José Iglesias, lhe disse que considerava o seu trabalho excelente, mas que a decisão tomada pelo director comercial era “irreversível”, se devia a “motivos extra-jornalísticos” e estava relacionada com as pressões de Miquel Adrover.