Jornalista da RFI despedido por apoiar causa palestiniana

Richard Labévière, chefe de redacção da Radio France International, foi alvo de despedimento sumário a 12 de Agosto, após uma entrevista a Bachar El Assad, presidente da Síria.

Segundo a direcção da rádio pública francesa, o jornalista não teria dado conhecimento prévio da entrevista, emitida nos dias 9 e 10 de Julho, nas vésperas da visita oficial do chefe de estado árabe a França. A justificação não convence os apoiantes de Labévière (www.ipetitions.com/petition/Labeviere2008/index.html), para quem este caso se inscreve na “orwelização em curso na imprensa francesa, na ameaça ao pluralismo jornalístico e à liberdade de imprensa no país das Luzes”. O objectivo, dizem, é “impor uma leitura única, neoconservadora e incondicionalmente pro-israelita das crises e relações internacionais”.

Richard Labévière, escritor e especialista em assuntos do Médio Oriente, é bem conhecido como um defensor da causa palestiniana. Após a publicação de vários livros denunciando a política francesa e israelita no Médio Oriente, Labévière começou a ser alvo de perseguições e ameaças. Mais tarde foi afastado da chefia de redacção por se ter solidarizado com Alain Ménargues (antigo director de informação da RFI), também ele despedido sob a acusação de «anti-semitismo», perdeu a responsabilidade pelo programa matinal «Propose» e ficou apenas com o programa de 40 minutos ao sábado, «Geopolitique, Le Debat».

Apesar da notoriedade de Labévière, o seu despedimento foi silenciado pelos principais órgãos de informação franceses. A notícia, para além do site criado pelo seu comité de apoio, apenas foi difundida em jornais de países árabes e em sítios da Internet.

Partilhe