Jornalista da Al-Arabiya ferido em Bagdade

Jawad Kadhem, correspondente da Al-Arabiya em Bagdade, foi ferido com gravidade a 18 de Junho após uma tentativa de rapto por parte de dois homens armados, alegadamente pertencentes ao grupo sunita Jamaat Jund al-Sahaba.

O jornalista saía de um restaurante quando foi abordado pelos dois indivíduos que o tentaram raptar e que, na sequência de disparos de agentes da polícia iraquiana, atingiram Jawad Kadhem no pescoço, na cara e na coluna, deixando-o em estado grave e com paralisia parcial das pernas.

Entretanto, a Al-Arabiya queixa-se de que as autoridades militares norte-americanas se têm recusado a autorizar o uso de um avião médico para “evacuar o jornalista para outro país, por forma a ter maiores possibilidades de lhe salvar a vida”.

“Estamos muito preocupados com a falta de cooperação em relação ao nosso pedido e vamos chamar à responsabilidade as autoridades norte-americanas e iraquianas, caso a situação do nosso jornalista se agrave”, afirmou a Al-Arabiya.

Segundo Nabil al-Khatib, editor-executivo do canal do Dubai, Jawad Khadem, de 37 anos, é conhecido pela sua cobertura equidistante da situação política que se vive no Iraque.

Desde a invasão norte-americana do Iraque em 2003, já foram mortos oito trabalhadores da Al-Arabiya, três devido à acção de forças norte-americanas e cinco num atentado à bomba contra as instalações da estação em Bagdade, ocorrido em Outubro de 2004 e alegadamente levado a cabo pela resistência iraquiana.

Partilhe