Jornalista chinês em greve de fome

O jornalista freelance chinês Zhang Lin – condenado no dia 28 de Julho a cinco anos de prisão por “incitar à subversão” – foi hospitalizado na sequência da greve de fome que iniciou a semana passada, como forma de protesto pelo seu encarceramento.

Este caso motivou a preocupação do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), que apelou às autoridades chinesas para que acelere a audiência do recurso interposto por Zhang Lin e “altere este veredicto injusto em concordância com a Constituição chinesa, que garante a liberdade de expressão”.

Zhang Lin foi detido a 29 de Janeiro em Anhui quando regressava de Beijing, onde viajara para assistir ao funeral de Zhao Ziyang, líder comunista que foi afastado das suas funções depois de se ter oposto ao uso da força na Praça de Tiananmen, em 1989.

Após a detenção, Zhang Lin foi julgado pelo tribunal de Anhui, que o condenou por incitar à subversão através de uma entrevista à rádio e seis artigos críticos do Partido Comunista Chinês publicados em sítios de Internet do exterior do país.

Partilhe