Jornalista búlgara recebe Prémio WAZ-FIJ para Coragem no Jornalismo

A jornalista búlgara Lidiya Pavlova, do jornal regional “Struma”, foi distinguida com o Prémio WAZ-FIJ para Coragem no Jornalismo, um galardão no valor de 10 mil euros que é atribuído pela primeira vez este ano.

“A sua coragem exemplar em falar no meio de um silêncio receoso, a sua meticulosa recolha e reunião de factos relevantes e necessários e o estilo e apresentação do seu trabalho reflectem os objectivos nucleares deste prémio”, afirmou o júri do Prémio WAZ-FIJ, falando sobre o trabalho desta profissional que denunciou criminalidade organizada e corrupção na pequena cidade búlgara de Dupnitsa.

Lidiya Pavlova começou a investigar estes casos depois de o seu filho ter sido vítima da violência desses grupos e, correndo riscos pessoais, revelou os danos feitos a uma comunidade local quando há relações de corrupção entre criminosos e aqueles que são responsáveis pela protecção e o bem-estar dos cidadãos.

A entrega do prémio será feita durante o terceiro Fórum de Media do Sudeste Europeu, que se realiza entre 4 e 6 de Novembro em Tirana, capital da Albânia, subordinado ao tema “Media, Marketing, Negócios e os Novos Media”.

O prémio WAZ-FIJ está aberto a jornalistas de qualquer publicação impressa ou online de países em que o grupo WAZ está activo: Albânia, Alemanha, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Áustria, Bulgária, Croácia, Hungria, Roménia e Sérvia.

Partilhe